Dicas para produtividade

Baseado em Eccentric Tips for Becoming Productive via lifehack.org por RoryMarinich em 21/09/2007

Harvest

Estas dicas não vão te tornar mais produtivo: somente você pode fazer isso por você. Porém estas dicas podem acelerar seu dia sem excesso de esforço de sua parte.

Mantenha as coisas offline. Ao invés de colocar sua lista de afazeres em algum site encontre uma caneta e um pedaço de papel. Escreva suas tarefas em um único lugar e deixe-o próximo à sua mesa. Tenha certeza de não deixar de olhar para esta lista. Atualize-a quando terminar uma tarefa ou ela se tornará inútil.

Não detalhe sua lista de tarefas. Quanto mais detalhadas suas tarefas forem, menos você terá vontade de realizá-las. Você sabe mais ou menos o que deveria fazer. Quando você escreve uma lista de tarefas ela serve para te manter focado e não para lembrá-lo do que fazer.

Programe seu tempo. Se você programou três coisas para fazer em um dia, tente trabalhar nelas naquele dia. Programe um alarme para cada uma delas e saberá como está indo o trabalho.

Use os aplicativos. Não deixe que eles te usem. Email, notícias RSS e aplicativos de mensagem instantânea são feitos para que você os use para tornar sua vida mais fácil. Porém é fácil deixar que eles controlem sua vida. Nenhum deles foi criado para te controlar, então o auto-controle depende somente de você.

Quando você abre um leitor de RSS e vê milhares de atualizações te esperando; quando você começa a atualizar sua caixa de entrada à cada 10 minutos para ver se existem mensagens; quando você liga o “messenger” e cinco amigos estão falando sobre uma festa no sábado… Pare. Muitas vezes é melhor marcar um horário para tais atividades: checar o email uma ou duas vezes por dia ou ligar o messenger somente à noite por exemplo.

Faça uma lista de desejos. Em um pedaço de papel escreva uma lista das coisas que sempre quis fazer mas nunca teve tempo. Quando você se estiver desocupado não fique checando seu email: ao invés disso olhe para a sua lista de desejos e tente realizar algum dos itens marcados. Você pode não conseguir realizar tudo o que pretende mas certamente é melhor do que não ter o que fazer.

Ou faça exercícios. Levante e dê uma caminhada. Atividades físicas ajudam na concentração, e trazem o enorme benefício de te deixar em forma.

Se tiver tempo saia do ambiente de trabalho, seja sua casa ou escritório. Dê uma volta no quarteirão. A mudança de cenário vai te relaxar e te deixar apto a voltar ao trabalho.

Não faça tudo sozinho. Isto se aplica especialmente para projetos grandes. Você não é excelente em tudo: se você precisa de uma variedade de coisas feitas, não tente fazer tudo perfeitamente sozinho. Trabalhe no que é absolutamente necessário se fazer, foque no que você está mais apto a realizar bem. Se você trabalha em uma equipe, gerenciar seu trabalho ajuda cada membro do grupo a se focar individualmente.

Não tente reinventar a roda. Focando no que realmente importa você tem muito mais trabalho concluído do que quando tenta fazer tudo sozinho.

Deixe uma resposta