Bluesoft no Agile Brazil 2013

Equipe da Bluesoft Reunida

Equipe da Bluesoft Reunida

A Bluesoft marcou presença no Agile Brazil 2013 com uma “caravana” de 10 pessoas que saiu daqui na terça à tarde rumo a Brasília com uma grande expectativa para o evento.

Este ano o evento bateu o recorde de participantes com aproximadamente 1000 pessoas presentes. Como sempre, haviam pessoas do Brasil inteiro representando a comunidade de desenvolvimento ágil.

Um dos objetivos deste ano era ter uma aproximação entre a comunidade ágil e o pessoal do governo. Tiveram várias palestras específicas e debates sobre como ter projetos ágeis nas áreas de tecnologia do governo brasileiro.

Tivemos Keynotes de palestrantes internacionais como o Patrick Kua e Rebecca Parsons da ThoughtWorks, além do Alexandre Gomes, cada um abrindo um dia de evento respectivamente. Haviam várias trilhas em paralelo, aumentando a diversidade de assuntos e abrindo o leque de opções para os participantes. Procuramos nos distribuir nas trilhas para conseguir assistir diferentes palestras e assuntos.

Também tivemos o André Faria lançando seu livro Agile: Desenvolvimento de software com entregas frequentes e foco no valor de negócio publicado pela Editora Casa do Código parceira da Caelum. Muita gente aproveitou para garantir sua cópia lá mesmo no evento.

A cada ano que passa o evento torna-se mais organizado e bem estruturado. Mas como sempre há algo para melhorar, o quadro de feedback esteve sempre presente para ouvir a opinião dos participantes. A organização do evento está de parabéns por responder à maioria dos feedbacks recebidos e coloca-los em prática rapidamente.

Os palestrantes estão disponibilizando os slides de suas palestras aqui no site.

Alguém deve estar pensando: “Mas como 10 pessoas se ausentam ao mesmo tempo da empresa durante 3 dias?”.

Realmente é uma “perda” considerável, mas o retorno sobre este investimento é muito valioso.

É impressionante a quantidade de ideias e insights que temos quando vamos a eventos como este. Com excelentes palestras, discussões e conversas, conseguimos absorver muito conhecimento e trazer ideias para agregar ao nosso trabalho. Assim que voltamos ao trabalho na segunda-feira, fizemos um pequeno workshop com todos os participantes para alinhar essas ideias aos objetivos da Bluesoft e criar ações de melhoria para nossa empresa (veja na foto):

Ações da Retrospectiva

Ações da Retrospectiva do Agile Brazil 2013

Além disso, a equipe que ficou por aqui deu conta do recado e superou as expectativas.

Ao final do evento, foi divulgado que o local do próximo Agile Brazil em 2014 será em Florianópolis.

O pessoal da Bluesoft já garantiu presença para o ano que vem também. Então, nos vemos lá.

COMENTÁRIOS (2)
Responder

A participação no evento trouxe muitas idéias a serem implantadas, concerteza já está contribuindo na melhoria constante do time Bluesoft, obrigada por compartilharem essa experiência conosco!! Abs.

Deixe uma resposta